sábado, 16 de maio de 2009

Sony Annoyament Television

SET-LOGO

O canal Sony é um dos canais os quais eu mais vejo, há muitos anos. Sua programação sempre me agradou, na maioria dos casos. Porém não se pode dizer o mesmo de sua estratégia de promoção.

Lembro-me quando eles dividiam sua grade de programação em dias da semana, rotulando cada um com uma fruta: terças de limão, quintas de moranga, e por aí vai. O quão ridículo e sem nexo isso pode parecer? Tenho certeza que a equipe de criação nesta época dispunha de baixo orçamento, e consultava a Dona Lourdes, da quitanda ao lado sobre suas campanhas.

Então veio o período irritante em que promoviam os clipes musicais mais bizarros e entediantes do momento entre seus comerciais, repetindo-os incansavelmente durante toda a programação, criando o efeito Ludovico a cada vez que eram executados. O trauma foi tamanho, que me lembro em detalhes de muitos deles até hoje, como um em que os artistas, fantasiados de fazendeiros criavam frutas gigantes e as atiravam uns nos outros (Miranda – Perfecta), ou outro em que uma moça de voz enjoativa e cara de “Manuela D’além-mar”, da “Escolinha do Professor Raimundo” cantava engasgada enquanto se lambuzava de tinta (Regina Spektor – Fidelity). Pura tortura!

Outra era detestável do “jabá” da Sony foi a dos making offs de campanhas publicitárias “super descoladas”, onde os gênios da propaganda e marketing de faculdades por correspondência defendiam apaixonados suas estratégias mirabolantes, na produção de campanhas para produtos que até hoje eu nunca vi no “mundo real” (destaque para os produtos de moda). Vergonha alheia – Nível Máximo!

E a repetição das propagandas e vinhetas sempre foram marca registrada do canal, te fazendo sempre o efeito contrário ao que realmente deveria fazer. O asco pela repetição é inevitável.

Agora a equipe de criação resolveu inventar essa história de “Machos de Respeito” e “Mentes Perigosas”, direcionando a programação para homens às sextas, e às mulheres às segundas.
Tudo bem separarem em blocos de gênero, a idéia não é de todo mal. Mas não contentes, criaram vinhetas repugnantes de um casal (cada um em seu respectivo bloco), com reflexões vazias dignas de revista de horóscopo, atores tipo Malhação e com apelo sexual exacerbado, sempre em trajes mínimos. Aí é que está a maior ironia: que apelo sexual teria um homem seminu, numa grade de programação intitulada “Machos de Respeito”? Chega até a ofender.

Não vou nem me aprofundar na perda de identidade do canal, que agora exibe filmes (isso mesmo, filmes!), em sua nova sessão “Espaço de humor produzido em Hollywood”, outra jogada enfadonha para justificar prováveis desfalques. Sem comentar a veiculação de séries dubladas.

Mas nem tudo que a Sony já fez é puro lixo. Confesso ter adorado a grade “PI” (fazendo alusão ao som emitido quando há censura em algum texto), exibida nas noites de terças-feiras, com atrações de humor sarcástico e agressivo, as quais eu já conhecia pela internet, como Borat, Balls of Steel, The I.T. Crowd, e muitos desenhos de humor adulto.

É uma pena a única jogada inteligente da Sony ter se desfeito, seja por falta de recursos pra novos episódios, ou falta de preparo do publico brasileiro. Bendita seja a internet e o compartilhamento de arquivos!

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