quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

SteamPunk – Criatividade a todo Vapor

engrenagens2Existe um gênero que eu acho muito divertido e interessante e é pouco conhecido entre as pessoas “normais”. O Steampunk é um subgênero da “Ficção-Científica” que nos remete a um “passado-futurista”, ou seja: uma era passada da história onde existam elementos futuristas construidos através de tecnologias disponíveis nesta época, sendo comumente usado o vapor, a eletricidade e a pólvora como exemplos.

Freqüentemente, o gênero, está associado à estética (e por vezes à moral também) da Era Vitoriana com zepelins, automóveis, grandes máquinas e até robôs movidos a vapor, mas não se resume a isso. O Stempunk pode circundar a Fantasia Medieval, o Terror e muitos outros universos. A origem do gênero está baseada nas obras de Julio Verne (Vinte mil Léguas Submarinas; Viagem ao Centro da Terra; Da Terra à Lua; etc), H.G. Wells (A Máquina do Tempo; Guerra dos Mundos), Mary Shelley (Frankstein) e Mark Twain (Um Ianque de Connecticut na Corte do Rei Artur), porém o termo Steampunk é muito mais recente.

O gênero é bastante abrangente que já pode ser subdividido em outros, e como exemplo de sua extensão é possível citar diversos filmes: De volta para o futuro; Wild Wild West; Steamboy; As aventuras do Barão Munchausen; O Enigma da Pirâmide; Frankstein; O Cavaleiro sem Cabeça; Van Helsing; A Liga Extraordinária; O Grande Truque; Hellboy; A Bússola Dourada e etc etc.

Entre os RPGs, a temática já é uma antiga conhecida e muito bem representada por “Castelo Falkenstein”. Alias há alguns anos atrás eu também me aventurei a escrever um RPG (como a maioria dos adeptos desse jogo maligno) e esse poderia se encaixar muito bem nesse gênero (quem sabe um dia coloco aqui os links para os três capítulos publicados num site sobre RPG e publico os últimos capítulos com exclusividade aqui, hehehe).

steampunkEntretanto, eu só pensei em falar um pouco sobre o universo Steampunk depois de ver (através do Chongas) uma animação muito bem feita que descobri ser um curta produzido para um concurso de animação online onde o tema da vez era justamente: Steampunk: Myths and Legends.

Para Saber Mais Sobre Steampunk: www.steampunk.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário