quinta-feira, 15 de maio de 2008

Esclarecendo a Bíblia

Esse é um texto que circula pela internet há bastante tempo e, é fonte de indignação para alguns e risos para outros.

bibliaNão sei sobre a veracidade de seu contexto, no que diz respeito à tal pastora citada. Já o conteúdo do texto parece estar de acordo com a Bíblia, ao menos os trechos que procurei estavam corretos.

Segue o texto (extraido desse Site):

Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show.

Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 e não pode ser perdoada em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.

“Cara Dra. Laura

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.

Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como seguí-las:

a. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

b. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

c. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

d. Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?

e. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?

f. Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?

g. Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).

j. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19 porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso.”

Apesar da ironia (excelente) do texto, seu conteúdo é bastante pertinente. Quando qualquer Igreja utiliza um trecho da Bíblia para justificar um comportamento moral, podemos nos questionar: por que aquele trecho pode ser interpretado literalmente e outros não? Coerência não é importante?

Alguns podem dizer: a Bíblia contêm ensinamentos morais bastante úteis... Para cidadãos do século III e IV, eu responderia. Será que podemos utilizar os mesmos preceitos nos dias de hoje? Não existe nenhum outro livro ou pensador nos dias de hoje capaz de justificar os comportamentos morais?

Algumas mensagens retiradas da Bíblia podem ser belas e éticas, mas essas são interpretadas livremente e descontextualizadas do resto dos livros, pois as contradições são muitas (Quantas pessoas não escreveram e reescreveram esses textos? Quantas versões não existiram e existem?).

Seu valor histórico ou antropológico é incontestável, mas ela não pode ser vista como um livro científico ou um retrato da realidade. Cada livro que compõe a Bíblia traduz uma mensagem moral, um pensamento ou um moisesmovimento de sua época. Esse é seu valor, compreendermos um pouco sobre a época em que foi escrita e sobre as pessoas que a escreveram. Pessoas e pensamentos que influenciaram (e ainda influenciam) toda a história e cultura do Ocidente.

É hilário o trabalho de alguns "pesquisadores" que se dedicam a encontrar a "Arca de Noé" ou os "Cabelos de Sansão" (e porque não a "Lança Longinus"?) como se esses textos fossem registros fiéis e fidedignos de uma época.

Sua contribuição para a sociedade e cultura já foi estabelecida, mas hoje devemos ser capazes de explicar porque o Assassinato é errado utilizando razão e intelecto, e não simplesmente porque está escrito na Bíblia. Isso significa ser Ético. O mesmo, agora, deveria ser aplicado às questões polêmicas envolvendo religião e ciência, fé e moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário