sexta-feira, 11 de abril de 2008

Defenestrada...


Nos últimos dias, estamos todos acompanhando o "Caso Isabella" nos jornais. Não quero parecer insensível, mas... Qual a relevância desse caso para a população?

Todos os dias uma criança morre, seja por fome, doenças de fácil controle (a Dengue por exemplo), e muitos outros casos de negligência do Estado. Mas essas não viram notícia! Alias, não sei se a Dengue teria toda essa repercursão se ocorresse no Acre, por exemplo (que por sinal, o Acre "non Equisiste", ouçam o Nerdcast 78 para mais informações).

Não há Jornalismo Investigativo nesse caso, não há Denúncia, nada que possa acrescentar a sociedade. Tornou-se apenas mais uma novelinha para o povo ter sobre o que conversar durante a semana.

É claro que um assassinato bizarro como esse seria noticiado, mas penso que o que está acontecendo é uma Exploração Emocional sobre o caso. Até os falsos solidários oferecendo ajuda e condolências à família são notíciados nos jornais.

Enquanto isso a CPI dos Cartões Coorporativos segue seu rumo à Pizza, a Crise dos EUA continua SÓ nos EUA e ETC...

Um comentário:

Garfield disse...

Pois é, e isso reforça a idéia de que o povo necessita de vilões e mocinhos globais para a novela da vida real. Aliás, creio que o sonho da massa é ver o Capitão Nascimento dando uma surra no casal, eleito por ela como dupla vilã da história, antes mesmo de qualquer conclusão investigativa e judicial. Afinal a Justiça é cega, mas a massa é BURRA.

Postar um comentário